Artigos

Green Skills: empregos e habilidades verdes serão mais valorizados em 2024

De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos (2023), do Fórum Econômico Mundial, espera-se que cerca de 23% dos empregos globais mudem até 2027, com 10,2% (69 milhões) de novos empregos criados e 12,3% (83 milhões) eliminados. As macrotendências indicam que o processo de transição verde, a mitigação das mudanças climáticas, a ampliação dos padrões ESG nas empresas, a crescente conscientização dos consumidores sobre as questões de sustentabilidade e a localização das cadeias de suprimentos, sejam os principais impulsionadores do crescimento dos empregos na área da sustentabilidade.

Estas transformações devem ocorrer à medida que a economia se torne mais circular e sustentável e impulsionará o crescimento de funções mais generalistas em sustentabilidade, como especialistas em sustentabilidade e profissionais de proteção ambiental, que devem crescer 33% e 34%, respectivamente, traduzindo-se em um crescimento de aproximadamente um milhão de empregos. Isto se dará como resposta ao atendimento das metas climáticas estipuladas pela Agenda 2030 da ONU e pelo Acordo de Paris, exigindo uma capacitação de seis em cada 10 trabalhadores em atividade atualmente.

As Green Skills envolvem conhecimentos em: (a) fontes de energia limpa e renovável; (b) eficiência energética para construção civil, indústrias e sistemas de transporte; (c) gerenciamento de resíduos sólidos e economia circular; (d) práticas agrícolas que preservam o solo, a água e promovem a produção de alimentos de forma mais sustentável; (e) tecnologias e inovações que ajudam a resolver problemas ambientais; e (f) inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e neutralização de carbono; e (g) planejamento e gestão de cidades inteligentes e sustentáveis.

Por isso, funções incluindo engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas e instalação de energia solar, estarão em alta demanda, assim como os empregos no setor de educação devem crescer cerca de 10%. Espera-se que os empregos para profissionais agrícolas, especialmente operadores de equipamentos agrícolas, niveladores e separadores, tenham um aumento de 15% a 30%, resultando em mais 4 milhões de empregos.

Corroborando com essas macrotendências, relatório do Global Green Skills Report (2023), disponibilizado pelo LinkedIn, avaliou o crescimento da demanda e oferta de habilidades verdes no último ano. As “Green skills” (habilidades verdes, em português) referem-se a um conjunto de competências e capacidades que são específicas para profissões e setores relacionados à sustentabilidade ambiental, e estará em constante crescimento devido à necessidade de se enfrentar desafios ambientais globais, como as mudanças climáticas, a degradação ambiental e a transição para uma economia mais sustentável.

Segundo o levantado, a concentração de “talentos verdes” na força de trabalho — a parcela de trabalhadores que possuem um emprego ou lista verde pelo menos uma habilidade verde em seu perfil do LinkedIn – está crescendo em cada um dos 48 países estudados. No entanto, o aumento na demanda por habilidades verdes está superando o aumento na oferta, levantando a perspectiva de uma iminente escassez de habilidades na área de sustentabilidade.

Em 2024, com maior demanda por ESG, estudos indicam um aumento de contratação por profissionais que possuam habilidades e competências em sustentabilidade.

Anúncios de emprego que exijam pelo menos uma habilidade verde cresceu, em média, 15,2%, entre 2022 e 2023, e os dados mostram que, desde março de 2020, trabalhadores com as habilidades verdes estão sendo contratados para novos empregos a uma taxa mais alta que aquelas sem habilidades verdes, nos países investigados.

Segundo o destacado pelo relatório Global Green Skills Report, acelerar a transformação verde, ao mesmo tempo em que expande o acesso às oportunidades que ela abre, irá exigir níveis sem precedentes de cooperação entre as partes interessadas nos setores público e privado. Para esse fim, o relatório inclui questões críticas que formuladores de políticas, líderes empresariais e outros podem explorar enquanto procuram desenvolver regulamentos e programas que promovam o desenvolvimento de habilidades verdes e criam caminhos para que os trabalhadores façam a transição para empregos que ajudem a tornar o planeta mais sustentável.

Os profissionais, por sua vez, deverão buscar maior capacitação na área de ESG para atender as novas oportunidades de negócios que deverão surgir nos próximos anos, seja eles da área da sustentabilidade ou não.

Faça parte da transição verde! Seja um agente de transformação através da sustentabilidade!

Fontes:

https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023_News_Release_Pt_BR.pdf

https://economicgraph.linkedin.com/research/global-green-skills-report

To top