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05 Dicas Incríveis para Criar Conteúdos no LINKEDIN

Novas profissões estão surgindo: cerca de 01 bilhão de pessoas vão se identificar como criadores de conteúdos, no que se denomina de “creator economy”, nos próximos 5 anos. Se a criação de conteúdos será um diferencial no futuro do trabalho, então é preciso estar atendo a estas transformações e buscar antecipá-las, para colher oportunidades num “oceano azul”.

Existem boas vantagens profissionais para se tornar um creator, como identificar vagas de empregos, adquirir visibilidade na empresa para um novo cargo, ampliação de relação comercial e construção de networking, e criação de uma marca pessoal e profissional. Mas é preciso dedicação, comprometimento e alinhamento com seu propósito, para que sua estratégia seja assertiva e promova melhoramento de sua carreira, na maior rede de profissionais do mundo.

Até poucos meses, meu perfil era anônimo aqui na rede. Foi preciso um processo de ressignificação de minha carreira, no método que chamei de “Alquimia da Vida”, para que pudesse alcançar o TOP 10 em Sustentabilidade no LinkedIn e fazer parte do primeiro programa de aceleração de creators do Linkedin Brasil. Por isso, compartilharei os principais aprendizados que tive neste processo, com o objetivo de crescermos juntos nesta jornada.

Crescimento inclusivo significa levantar todos, não apenas alguns!!

DICA 1 – Saiba o que te motiva!

Para se tornar um creator, são necessários alguns passos, mas o principal é ter clareza sobre a motivação que leva você a criar de conteúdos no LinkedIn.

Se você está buscando uma realocação ou uma transição de carreira, se pretende aumentar a sua autoridade em sua área de atuação, ou simplesmente deseja compartilhar sua visão de mundo com os seus pares, não importa. Saiba o que te move e direcione sua linguagem ao seu público, com muita autenticidade e amor no coração.

Eu, por exemplo, comecei a criar conteúdo sobre sustentabilidade no Linkedin, porque queria aprofundar nos temas ESG, Agenda 2030, Capitalismo Consciente e Economia Circular e precisava externalizar estes aprendizados… precisava colocar meu conhecimento “para fora”. A comunicação, e principalmente, a partilha com outros profissionais, me proporcionou novas (e boas) ideias, o que me fez estar mais presente aqui na rede.

DICA 2 – Entenda o seu Público

Não importa qual a sua área de atuação, fale sobre os temas que você gosta, que conhece bem e que considera importante, de maneira verdadeira e generosa.

Pense como determinado tema poderia auxiliar outros profissionais, como impactaria positivamente a vida de pessoas ou tornar o planeta num lugar melhor. Muitos profissionais podem falar sobre o mesmo assunto, mas lembre-se que sua voz é única e poderá alcançar pessoas que tem valores próximos aos seus. Isto se chama CONEXÃO.

Muitos falam sobre sustentabilidade, mas a voz que está em meu coração, acredita que precisamos desenvolver o ser humano para alcançarmos o desenvolvimento sustentável: Sustentabilidade de “dentro para fora”.

DICA 3 – Tenha um Planejamento

Para ganhar autoridade em sua área é preciso ter credibilidade e ganhar a confiança de seu público, como informações relevantes e verdadeiras.

Para isso, pesquise muito e estude muito mais. Verifique quais são os materiais disponíveis no seu setor, selecione publicações que possam ter aderência aos demais profissionais, em seus diferentes estágios de amadurecimento e posicionamento na carreira.

A consistência e a frequência de seu conteúdo são importantes, para manter a fidelidade de sua audiência. Faça um planejamento de acordo com a sua realidade, para que possa manter uma rotina de publicação. Como mentora de Propósito e Carreira tenho uma rotina que permite um constante aperfeiçoamento de novos conteúdos para melhorar o desempenho das publicações.

Gosto muito de ter tudo organizado e utilizo várias ferramentas de apoio para manter a frequência de minhas postagens. Lembre-se, não existe certo ou errado, apenas o que funcionará para você. Seja original e busque fazer isso com leveza e diversão.

Para criar conteúdo, é preciso gostar de criar conteúdo!

DICA 4 – Experimente vários formatos

Não existe um único canal de comunicação para atingir sua audiência, mas aquele que proporciona um melhor engajamento. Faça testes, criando conteúdos e publique-os de formas diferentes. Interaja com as pessoas, para otimizar este espaço de compartilhamento de ideias e conhecimentos.

Saia da zona de conforto e experimente todas as ferramentas disponíveis no LinkedIn – posts com imagens, posts simples, carrossel, pequenos vídeos, faça lives, publique artigos e crie uma Newsletter. Comigo funcionam os formatos de texto. Como tenho facilidade em escrever, gosto muito de artigos e newsletter, e utilizo as lives para explorar de forma mais profunda os temas que trabalho.

Estou me arriscando nos vídeos e aprendendo com o modelo “carrossel” a ter o “poder de síntese”. Descubra seu formato e crie sua comunidade!

DICA 5 – Esteja conectado com o seu propósito

Desperte o que você tem de melhor em seu coração e compartilhe isso com o mundo. Coloque paixão e sentimento naquilo que você for produzir, numa entrega genuína e profunda.

Quando estamos conectados com a nossa essência, nossos conteúdos se tornam únicos e têm o potencial de tocar o coração de outras pessoas também. Ainda, saber qual o trabalho que devemos realizar neste mundo é a melhor motivação para seguirmos na jornada, dando voz à nossa alma, e nos tornando merecedores das oportunidades que o Universo pode nos trazer.

Por fim, minha mensagem é: aproveite as oportunidades que a Plataforma Linkedin oferece e trabalhe para melhorar sua marca pessoal e profissional.

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